Indicadores de Meio Ambiente das Economias de IDH Muito Elevado: Uma Análise da Matriz de Correlação das Determinantes
O presente artigo analisa, por meios econométricos, a correlação dos Indicadores de Meio Ambiente das Economias com o Índice de Desenvolvimento Humano muito elevado. A primeira parte do artigo revela a importância dos indicadores de meio ambiente e seus impactos dentro de uma economia desenvolvida, como qualificado pelo IDH. A segunda parte do artigo apresenta e analisa as variáveis determinantes de desempenho de meio ambiente com estatísticas descritivas e matriz de correlação.
Palavras-Chave: meio ambiente, estatísticas descritivas, índice de desenvolvimento humano, extração de água doce.
INTRODUÇÃO
Não há até os tempos atuais, uma definição concreta quando se trata ao tema crescimento e desenvolvimento. Escolas de pensamento econômico se contrapõem quanto ao entendimento e medição destas variáveis. Para autores como Kuznets, é necessário crescimento econômico com distribuição de renda (fato que para o autor ocorreria de maneira natural após a industrialização da economia) para aí então, atingir-se o desenvolvimento desejado. Já pensadores como Celso Furtado, deixa clara sua opinião em 1974 ao lançar o livro ‘O mito do Desenvolvimento Econômico’ em que mostra que o país cresce porém a população continua com seu desenvolvimento estagnado.
O desenvolvimento sustentável, outro conceito importante a ser abordado, é citado por autores como José Eli da Veiga (2005) de maneira a ser uma expressão usada principalmente a partir de 1987 como adjetivo ao desenvolvimento antes conhecido através do estudo de três fatores: o ‘desenvolvimento econômico’, ‘o crescimento com distribuição de renda’ e ‘desenvolvimento humano’.
Esse artigo tem como objetivo a apresentação de variáveis determinantes de desempenho do meio ambiente para as economias de IDH muito elevado. O estudo se divide em duas partes onde, na primeira, contém a base teórica e as variáveis estudadas, e na segunda, contém a análise dos dados extraídos do PNUD e será calculada a matriz de correlação