economia um estudo sobre o idh
É comum observamos nos noticiários e telejornais que alguns países encontram se em melhor situação de desenvolvimento que outro. Ou mesmo que certa região esta em estado calamitoso apresentando baixos níveis de desenvolvimento. Assim observamos que certas informações são fundamentais para comparação entre uma região e outra. por isso e preciso que saibamos interpretar cada uma destes índices para podermos, saber se realmente o que diz as noticias ou mesmo que afirma certos canais de publicidade tem embasamento ou não.
Etapa -01
Passo 01
Para entender os caminhos e rumos que a economia toma. Antes de tudo temos que entender os índices que a exprimem, entre os mais importantes estão;
PIB – É a principal medida de indicadores econômicos de uma região. Sua aferição é feita através da medida de bens e serviços produzidos em certa região por determinado período de tempo. O PIB por habitante é a soma de tudo que foi produzido no país e dividido pelo numero de habitantes o PIB em 2013 passou de quatro trilhões de reais.
IDH – É um índice concebido pela ONU para avaliar a qualidade de vida e o desenvolvimento econômico em uma população de determinada região. O IDH varia de 0 a 1 onde, 1 são as condições de saúde, renda e ensino perfeito o IDH do brasil foi de 0.699 o que lhe garantiu a septuagésima terceira posição em 2010.
INDICE DE GINI – Ou coeficiente de Gini é um calculo matemático que busca medir a desigualdade social, desenvolvido pelo Italiano Corrado Gini em 1912. Esse índice é comumente utilizado para calcular a desigualdade de distribuição de renda, mas pode ser usada também para qualquer distribuição, como concentração de terra, riqueza entre outras. O coeficiente de Gini é baseado na curva de Lorenz. O coeficiente de Gini mede a desigualdade entre os valores de uma distribuição de frequência. Um coeficiente de Gini de zero, expressa a igualdade perfeita, onde todos os valores são os mesmos. O coeficiente de Gini é uma medida controversa de