Desenvolvimento Gerencial
- Afeta a capacidade de obedecer ou de dar ordens de modo adequado impactando nas relações com os individuos.
- Gera dificuldades na abordagem de questões relativas ao domínio e a submissão gerando desconfianças quanto à autoridade.
- Contrasta com atitudes de níveis infereiores ao do empreendedor, como por exemplo, gerentes que são muito mais capazes de, positivamente e construtivamente, tomarem as figuras de autoridade como algo a ser seguido.
- Acham difícil trabalharem com outras pessoas em situações estruturadas, exceto se estruturas por elas mesmas.
- Demonstram incapacidade de se submeterem a autoridade e de aceitarem regras organizacionais, o que, curiosamente, os levam se transformarem em empreenderores.
- Também demonstram certa intolerância com subordinados que questionam/desafiam sua autoridade.
- Pode levar ao controle exagerado de tudo, o que pode ser bom no início, mas catastrófico no decorrer do tempo.
- Tendem a transformar subordinados em individuos submissos ou medíocres.
Exemplo vivido por mim: Sempre tive dificuldades com hierarquia, talvez pela criação rígida que tive durante a infância, não sei, mas sempre que um superior me dava uma ordem eu se lembrava de meus pais. Os questionamentos quanto a hierarquia e regras era tamanho que, quando trabalhava em um empresa em que a vestimenta podia ser informal, eu queria trabalhar com roupa social e quando trabalhei em uma instituição que exigia traje formal, me sentia mal (sentia-me sem ar, como se a gravata estivesse muito apertada, ainda que não estivesse).
Passei a trabalhar por conta e a necessidade de controle se fez presente, porém, com medo de que pudesse fracassar, passei, tal como ilustrado no exemplo do autor, a controlar todas as operações de minha empresa, ainda que houvessem responsáveis por isso. Minha equipe relaxou em suas responsabilidades, uma vez que, esperavam que eu fosse sempre verificar o que estava ocorrendo. Quando outras