Trabalho de Informatica
Numa fonte de alimentação do tipo linear, a tensão alternada da rede elétrica é alterada por um transformador e na etapa seguinte é retificada por diodos retificadores. O objetivo da retificação é separar os ciclos positivos e negativos para que possam ser usados, e a seguir esses ciclos são filtrados, reduzindo o ruído da frequência da rede de energia (50/60 Hz) e finalmente, a tensão e a corrente de saída são regulados por um circuito regulador de tensão, a partir da regulagem, a tensão está pronta para ser usada por dispositivos eletrônicos.
Principais características:
- Simplicidade: De fácil montagem; Tecnologia bem dominada;
- Opera silenciosamente e tem resposta dinâmica rápida;
- Baixo custo;
- Robustez e confiabilidade;
- Apenas diminuem a tensão. Por isso o uso de um transformador de baixa frequência antes da retificação;
- Cada regulador linear tem apenas uma saída;
- Baixa eficiência, com altas perdas no regulador linear. Rendimento de 30% a 60% e tem grande volume em dissipador de calor;
- Possuem grande volume e peso.
Fontes Chaveadas
Nas fontes chaveadas, a alimentação é feita com tensão alternada em uma etapa retificadora de alta ou baixa tensão, a filtragem é feita através de capacitores e a tensão é comutada, ou seja, a tensão é transformada em tensão alternada de alta frequência utilizando transistores de potência. A energia chaveada passa por um transformador e finalmente a tensão é retificada e filtrada.
Principais características:
- Rendimento de potência: potência maior e perda por calor gerado é bem menor do que nas fontes lineares;
- Não necessita de transformadores grandes e pesados.
Conectores de fonte
Devido à gama de componentes existentes, foram criados padrões de conectores para a conexão dos dispositivos. Desse modo, um HD possui um conector diferente do que é usado para placas de vídeos. Enfim, ocorre que atualmente existem diferentes “pinos”