Desenvolvimento gerencial
O gerente, como alguém que dá ordens, está sendo substituído pelo líder professor, facilitador e mentor. O que dá ordens tem todas as respostas e diz a todos o que e como fazer; o facilitador sabe como obter respostas de quem melhor as conhece, as pessoas que estão desenvolvendo o seu trabalho.
Uma empresa campeã conta com vencedores. Sus líderes desempenham um papel chave, porque cabe a eles a criação da competência em suas equipes. Eles têm pouco a ver com chefes do passado. Líderes criam novos líderes, chefes agem de acordo com os seus próprios interesses. Líderes criam o prazer da performance, chefes geram o medo da punição.
Muitos empresários afirmam que a liderança despreparada é o verdadeiro ponto fraco de uma organização; todas as outras dificuldades derivam dela. É o líder que contrata e demite, determina o padrão dos projetos que serão implantados, delega ou centraliza, além de determinar os créditos de promoção. A liderança despreparada cria conflitos desnecessários, estimula jogos de poder e, principalmente, desmotiva a equipe. Se os líderes não tiverem consciência do seu desafio, a empresa se transforma num navio sem rumo.
Novo conceito de liderança x modelo mecanicista e autocrático
[pic]
[pic]
Liderança
Andrea Regina H. Cunha Levek
Nancy Malschitzky
De acordo com a literatura sobre Liderança, de John Garner, “liderança é o processo de persuasão, ou de exemplo, através do qual um indivíduo (ou equipes de liderança) induz um grupo a dedicar-se a objetivos defendidos pelo líder, ou partilhados pelo líder e seus seguidores”.
Para Chiavenatto, liderança é a influência interpessoal