desenvolvimento fetal
Um parto normal típico começa com o início das contracções do útero, inicialmente com frequência de dois a três em cada dez minutos e com duração aproximada de quarenta segundos. Ocasionalmente, o parto é precedido da ruptura do saco amniótico, também chamado de ruptura das águas quando se romper. As contracções aceleram até que ocorram com frequência de cinco a cada dez minutos e duração clínica de setenta segundos, quando se aproxima a expulsão do feto. Na expulsão, somam-se as contracções uterinas aos esforços expulsivos voluntários da mãe.
Os motivos para optar por uma cesariana devem ser essencialmente, clínicos. As razões mais freqüentes são a desproporção do tamanho do feto em relação a pelve feminina, gestantes diabéticas, posição do feto invertida e difícil, ou ainda, se o seu trabalho de parto não estiver progredindo normalmente.
PALAVRA – CHAVE: gravidez – parto normal – parto cesária
1. INTRODUÇÃO:
Na 31ª e 32ª semana, os reflexos dos pontos cardeais já estão mais desenvolvidos, o feto apresenta resposta aos estímulos gustativos. Na 34ª semana a sucção e a deglutição já estão coordenadas. O ritmo de sucção aumenta nos últimos meses de vida fetal. Após 34ª semanas de gestação, o pulmão fetal já tem capacidade de sintetizar as substâncias necessárias para a respiração do feto fora do útero.
Entre 35ª a 37ª semanas de gestação, com o aumento do seu tamanho, o feto tentará todas as posições possíveis dentro do útero até encontrar a