387238608

785 palavras 4 páginas
Locução esportiva no Brasil
Como não amar o rádio, não sentir a emoção e a alegria de ouvir um grito de gol. Onde quer que estejamos o rádio está conosco, seja no carro, no ônibus, metrô, na rua, escola, etc.
A narração esportiva é a grande paixão do torcedor brasileiro, que muitas vezes no estádio assiste à partida com os ouvidos no rádio, para acompanhar cada lance com descrição, saber quem está com a bola e ouvir comentários que o fazem enxergar o jogo além das quatro linhas.
A ansiedade toma conta dos ouvintes em cada chegada de perigo do seu clube de coração na grande área adversária, ou o medo toma conta ao escutar que o outro clube está chegando perto da sua defesa.
Seja a forma que for o jogo, o fato de ouvir uma partida no rádio o torna mais emocionante, mesmo que os times que estejam em campo não façam grandes jogos, mas sem dúvidas, a locução esportiva consegue prender o torcedor e fazê-lo sentir-se como se estivesse nas arquibancadas do estádio.
O som ambiente é o que torna a transmissão mais atraente pois ouvir sua torcida cantar em plenos pulmões nas tribunas, ou sentir a pressão do campo adversário, faz do jogo um verdadeiro espetáculo futebolístico.
As rádios brasileiras conseguem disputar em cada dia de jogo, a preferência do torcedor. Somente na cidade de São Paulo são inúmeras rádios como a Rádio Globo, CBN, Jovem Pan, Bandeirantes, Transamérica, Tupi, 105 FM, entre outras, que com um vasto time de narradores, comentaristas e repórteres, conseguem fazer o torcedor cruzar os dedos com a expectativa de como será a partida.
Toda essa emoção que vivemos hoje com toda o acesso e comodidade, teve um começo e a história do rádio no Brasil começa no ano de 1893 através dos inúmeros experimentos com ondas eletromagnéticas realizados pelo padre gaúcho Roberto Landell de Moura.
Considerado o “Pai Brasileiro do Rádio”, em 1890 escrevia inúmeras teses sobre o meio de comunicação onde no ano de 1900, obteve do governo brasileiro a carta patente nº

Relacionados