TIPOS DE LAJE
A laje é um dos mais conhecidos elementos estruturais assim como a viga e o pilar. E encontra-se nas construções desde a antiguidade, e vem sofrendo um grande processo evolutivo ao longo desse período.
Atualmente, arquitetos e engenheiros possuem um enorme leque de opções de lajes, que podem adaptar-se às mais variadas necessidades. Dos maiores aos menores vãos, das ortogonais às curvas, pré-moldadas ou fabricadas em loco, treliçadas ou armadas, protendidas ou nervuradas.
Apresentaremos neste trabalho sobre esse elemento estrutural e um apanhado dos mais interessantes, utilizados ou inovadores tipos de lajes, assim como suas aplicações na arquitetura.
Primeiras lajes
A laje é um dos elementos estruturais que mais nos remete à antiguidade. Apesar de em muitos casos não ser a mesma que conhecemos hoje, certamente ela é muito facilmente relacionada com estruturas utilizadas no passado.
Desde o surgimento do Homem, este procurou um local protegido das intempéries climáticas para abrigar-se, esses locais, normalmente cavernas, nos remetem à ideia conceitual inicial das lajes, uma estrutura com finalidade de resistência e isolamento. Das cavernas também podemos relacionar a utilização das pedras como material de construção de lajes.
Uma das mais antigas lajes registradas é datada de 2.575 a 2.134 a.C e foi utilizada na pirâmide de Kéfren no Egito. Ela cobria uma das câmaras da pirâmide e possuía rasgos horizontais para iluminação e ventilação, além disso, ainda no complexo das pirâmides lajes calcárias serviram de cobertura para covas para botes.
Pirâmide de Kéfren
Outra referência de longa data à utilização de lajes são os Jardins Suspensos da Babilônia. Construídos entre 605 a.C e 562 a.C os jardins em formatos de torres já apresentam a laje como elemento de separação entre pavimentos.
Esta