Desenvolvimento Embrionário e Fetal
Diapositivos 1 /2:
Entre a fecundação e o nascimento de uma criança decorrem cerca de 40 semanas. Durante este período, o ovo que tem 0,015 mm vai transformar-se num organismo único.
Apesar de os fenómenos de desenvolvimento de um indivíduo decorrerem de modo contínuo, podem considerar-se 2 etapas: o desenvolvimento embrionário que dura cerca de 8 semanas e o desenvolvimento fetal que decorre desde a 8ªsemana até ao nascimento.
Diapositivo 5:
Com a migração dos dois pronúcleos para o centro do oócito II, terminando com a fusão dos dois pronúcleos num só núcleo diplóide com cromossomas maternos e paternos. O ovo formado é uma célula única, sob o ponto de vista genético, que evolui par um indivíduo único.
Após algumas horas desde a formação do ovo, este inicia um processo de multiplicação celular mitótica, sendo que em 24-36 horas já se dividiu em 2 células, 12 horas mais tarde em 4 células, e daí por diante. Este processo denomina-se clivagem.
À medida que a multiplicação celular prossegue, o embrião migra ao longo do oviduto em direcção ao útero, devido às contracções dos músculos da parede e ao movimento dos cílios das células que constituem essa parede.
Em cada fase, as células resultantes vão-se tornando mais pequenas, aproximando-se de uma célula normal do organismo.
O zigoto divide-se diversas vezes para formar um agregado sólido semelhante a uma amora de 16-32 células, a mórula. Ao fim de 3-4 dias após a fecundação, a mórula sai da Trompa de Falópio e entra na cavidade de uterina.
Diapositivo 7:
Um dos processos biológicos que ocorre é a diferenciação celular, que consiste na especialização estrutural e bioquímica da ectoderme, da endoderme e da mesoderme no sentido de adquirirem uma determinada função e desempenharem funções específicas.
Os processos biológicos (Crescimento, Morfogénese e Diferenciação celular) não acontecem em sequência, mas relacionam-se entre si.
Os diferentes tecidos relacionam-se,