Desenvolvimento Fetal
O desenvolvimento do seu bebê, semana a semana "Dar vida" a um filho é um dos maiores milagres que existe. A forma como duas células se convertem num novo ser é um ato que não deve deixar de ser admirado e recordado a grande responsabilidade que representa trazer um bebê ao mundo.
Mas, como se origina a vida? A gravidez começa quando o espermatozóide de um homem fecunda o óvulo de uma mulher. Esse óvulo, que é expulso do ovário por efeito dos hormonios folículo estimulante e luteotrófica é captado pela trompa. Ali, encontra-se com os espermatozóides que chegaram rapidamente depois do coito, que deve coincidir com o período da ovulação. Só um deles consegue perfurar a coroa de células que circundam o óvulo (zona pelúcida) e assim, chega até ao núcleo e une-se com ele.
Um óvulo maduro sobrevive aproximadamente 24 horas e o processo desde a ejaculação até à fecundação pode demorar menos de 60 minutos. Mas necessita-se de uma grande quantidade de espermatozóides para que um óvulo seja fecundado.
Barriga em crescimento
O nascimento de termo ocorre de maneira fisiológica entre as 37 e as 42 semanas de gestação. Nesse momento, o bebé está pronto para abandonar o útero, já que alcançou a maturidade dos seus órgãos.
Como se forma o embrião
A primeira divisão (célula primitiva) produto da fusão do óvulo com o espermatozóide origina-se vinte e cinco horas depois da penetração deste último. A divisão em quatro e oito células consegue-se logo nas primeiras 40 a 60 horas, e em dezesseis células ao fim de três ou quatro dias. Tudo isto sucede durante o trajeto que percorre este grupo de células através da trompa, até chegar ao útero, período de aproximadamente quatro dias. Nesta etapa, a célula blastocisto começa a trocar substâncias bioquímicas com o endométrio com que entrou em contato.
Estabelecem-se assim uma série de pontes celulares e vasculares pelas quais passam as substâncias nutritivas e o oxigénio que a mãe lhe enviará. Estas novas células