Desenvolvimento do julgamento moral: uma ánalise de quatro crianças
1 APRESENTAÇÃO DA PESQUISA
A pesquisa foi realizada por meio de entrevista individualmente com cada criança, estando elas em ambiente confortável, arejado e rodeado de brinquedos para que ficassem à vontade e desinibidas. As historias e as perguntas foram feitas para crianças de cinco anos, sendo elas um menino e uma menina, e duas de dez anos, também um menino e uma menina.
Contamos as historias com objetivo de avaliar autonomia ou heteronomia, e avaliar o comportamento e julgamento moral e ético diante das situações impostas à cada criança dentro da faixa etária pesquisada.
DANO MATERIAL ACIDENTAL
João e Patrick estavam brincando na rua andando de bicicleta. Quando Joãozinho resolve pegar a bicicleta do seu amigo sem pedir. Ao descer o morro Joãozinho perdeu o controle e bateu no meio fio, mas não machucou, apenas empenou a roda da bicicleta. Deixando assim Patrick muito triste.
DANO MATERIAL INTENCIONAL
A professora de Thalles colocou uma caixa de giz de cera novos sobre a mesa, e pediu para as crianças que tivessem cuidado e não deixassem o giz cair para não quebrar. Mas Thalles muito levado jogou todos no chão, quebrando um a um.
MENTIRA COM PREJUIZO DE OUTREM
Rebeca e Laís estavam procurando biscoito na cozinha quando de repente Rebeca esbarrou no a mão no copo que caiu e quebrou. Quando a mamãe chegou na cozinha perguntou quem quebrou o copo.Rebeca disse que não foi ela, e assustada Laís começou a chorar, então a mãe achou que a culpa fosse de Laís e perguntou novamente: - Quem quebrou o copo? Rebeca de novo afirmou que não foi ela. E a mamãe colocou Laís de castigo.
MENTIRA SEM PREJUIZO DE OUTREM
Em uma gincana na escola Filipe participava de um jogo e perdeu. Ao chegar em casa disse para seu irmão que eles ganharam todas as brincadeiras. Dias depois seu irmão ficou