Experimentos piaget
Estágio sensório-motor estende-se desde o nascimento até aproximadamente 2 anos.
O experimento feito com a criança de 8 meses, a nosso ver, estaria no 3º subestiário, compreendendo a coordenação de espaços qualitativos até então heterogêneos. A criança agora repete os comportamentos (reação circular) que produziram certo efeito e o faz intencionalmente. Há uma antecipação, embora limitada, do efeito de uma ação. Delineia-se, então, a diferenciação entre fins e meios, mas sem fins preliminares quando da aquisição de uma conduta nova. Não há busca do objeto desaparecido.
Experimento 1 – 10 a 24 meses
A criança está no estágio do egocentrismo, ela percebe que existe um obejeto ali e consegue compreender seu deslocamento.
A característica de egocentrismo é que a criança acha que tudo gira ao seu redor, a criança atribui seus brinquedos, brincadeiras tudo no seu próprio eu, sendo assim ela manda naquele mundo que ela criou, assimilando todos seus desejos ali.
Experimento 2 – Entrevista
A criança demonstrou um pouco de desconfiança e dúvidas com as perguntas. Dessa forma, podemos analisar que a criança acima demonstra de certa forma, alguns traços bem definidos do pensamento egocêntrico inconsciente, como Piaget classifica o traço cognitivo. Nesta perpectiva, percebemos que algumas respostas, foram centrados no artificialismo, fundamentada em uma crença divina. Já outras respostas, demonstram que a criança tem a tendência de conceber as coisas como vivas e dotadas de intenção e sentimentos, ou seja, animismo. Já as demais respostas se baseiam no que Piaget classifica como pensamento intuitivo obtidos pelas suas experiências, baseado na aparência dos objetos.
Experimento 3 - Entrevista: dados sobre julgamento moral
De acordo com Piaget, a moral “resulta de uma construção evolutiva decorrente da relação do indivíduo com o grupo social” (COUTINHO; MOREIRA, 2004, p. 122). A evolução da consciência moral passa por quatro estágios: o