Pedagogia
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I
Desenvolvimento do Julgamento Moral: Uma Análise de Quatro Crianças
Cidade
2010
andréa das graças de oliveira gyanne fagundes guirra de souza maria lucimar pessoa menezes sheila braz quintino pires
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I
Desenvolvimento do Julgamento Moral: Uma Análise de Quatro Crianças
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Psicologia da Educação
Orientadora: Prof. Carlos Eduardo de Souza Gonçalves
Apresentação da Pesquisa
Este trabalho tem por objetivo, avaliar de forma prática o desenvolvimento do julgamento moral de algumas crianças nas etapas de heteronomia e autonomia, segundo a teoria de Jean Piaget .
Realizou-se uma pesquisa, através de entrevista com quatro crianças, duas na idade de 5 anos e duas na idade de 10 anos, em uma escola particular, com autorização da diretora. Elaboramos seis pares de histórias abordando como temas : danos materiais, mentira e roubo. Em seguida, apresentamos essas histórias às crianças, pedindo que elas julgassem os dilemas conforme lhe eram apresentados, fazendo os seguintes questionamentos: Nos dois casos se mentiram, se roubaram, “quem é o mais culpado?”, “por que?” .
Não foram citados os nomes das crianças, apenas as iniciais, as mais novas de 5 anos, chamamos “F” e “G” e as mais velhas de 10 anos, “J” e “G”.
JULGAMENTO MORAL SOBRE DANOS MATERIAIS
História 1: dano material acidental.
Alguns coleguinhas estavam na rua jogando bola, de repente, um deles, chuta, e a bola bate na janela de um vizinho e quebra o vidro.
História 2: dano material intencional
Em um prédio, uma senhora que mora no primeiro andar, coloca seus vasinhos de flores na janela do lado de fora para enfeitar, um menino vai até lá e arranca as flores,