Desenvolvimento 3
No quinto dia Simeão inicia o dialogo falando sobre a importância da criação de um ambiente saudável para as pessoas crescerem e terem sucesso. Para falar sobre esse tema Simeão usa a metáfora do jardim onde ensina a importância de manter saudável o equilíbrio dos relacionamentos com as pessoas importantes na vida, inclusive as que se lideram. O líder tem o poder de determinar o comportamento de seus supervisores. Como líderes pode-se fornecer todas as condições, mas são as pessoas que devem fazer as próprias escolhas para mudar.
No sexto dia, Simeão iniciou a ultima aula falando sobre responsabilidade e escolhas, e explicou que algumas dessas escolhas incluem encarar de frente as responsabilidades que nos dispomos a assumir e alinhar nossas ações com as boas intenções. Mais muitas pessoas não querem assumir a responsabilidade adequada em suas vidas e preferem ignorar essa responsabilidade.
Simeão citou o que Freud chama de "determinismo", o que significa que para cada efeito ou evento, físico ou mental, a uma causa. Se soubermos a causa, física ou mental, poderemos predizer o efeito. Isso nos permite colocar toda a culpa de nossas ações no determinismo, anulando assim, o livre arbítrio, uma ideia errada, pois se tem total responsabilidade pelos atos, se há algo que se tem a fazer são escolhas.
O caminho para a autoridade e a liderança, começa com a vontade, e vontade são as escolhas que fazemos para aliar nossas ações às nossas intenções.
No sétimo dia Simeão iniciou a ultima sessão perguntando sobre o que todos pensavam a respeito do que havia sido discutido, após todos falarem de seus aprendizados Simeão começou a se despedir dizendo que havia aprendido muito naquela semana, agradeceu a todos pelas experiências e dons compartilhados.
7