desenvolvimento hist 3
CAPÍTULO I 3
1.INTRODUÇÃO 3
CAPÍTULO II 4
2.FUNDAÇÃO DA FRELIMO 4
2.1 LUTA ARMADA DE LIBERTAÇÃO NACIONAL, ATÉ A PROCLAMAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA NACIONAL 5
2.3 INDEPENDÊNCIA NACIONAL 7
3. CONCLUSÃO 12
4. BIBLIOGRAFIA 13
CAPÍTULO I
1.INTRODUÇÃO
No presente trabalho falaremos sobre a história de moçambique, comm maior destaque ao dia 25 de junho de 1975, que foi um dia bastante importante para os moçambicanos no geral, pois foi o dia em que foi proclamada a independência total e completa do país.
O trabalho contém ainda um breve resumo da luta armada de libertação nacional, que teve inicio no 25 de setembro de 1964.
É ainda abordado no trabalho a criação da frelimo, que se deu no dia 25 de junho de 1962.
Objectivos específicos:
→Saber como foi alcançada a independência nacional;
→Saber o dia, local, ano, e por quem foi proclamada a independência nacional;
→Saber como foi criada a frelimo, dia, mês e ano;
→Saber como foi a luta armada de libertação nacional.
Objectivo geral:
Entender como foi fundada a frelimo, e conhecer a luta que deu origem a independência total e completa do país.
CAPÍTULO II
2.FUNDAÇÃO DA FRELIMO
A Frente de Libertação de Moçambique, também conhecida por seu acrônimo FRELIMO, é um partido político oficialmente fundado em 25 de Junho de 1962 (como movimento nacionalista), com o objectivo de lutar pela independência de Moçambique do domínio colonial português.
A FRELIMO foi fundada em Dar-es-Salaam, na Tanzânia, em 25 de Junho de 1962, quando três organizações nacionalistas de base regional - a União Democrática Nacional de Moçambique (UDENAMO), a Mozambique African National Union (MANU, à maneira da KANU do Quénia), e a União Nacional Africana de Moçambique Independente (UNAMI) - fundiram-se em um movimento guerrilheiro de base ampla sob os auspícios do presidente tanzaniano Julius Nyerere. Sob a presidência do antropólogo Eduardo Chivambo Mondlane, a recém-formada FRELIMO estabeleceu sua sede em 1963 na cidade de Dar-es-Salaam. O