A história da farmácia de manipulação
No passado as farmácias não existiam, quando a população precisava de remédios elas se dirigiam as Boticas. No século X a medicina e a farmácia eram só uma profissão, o boticário era quem atendia os pacientes em casa, fazia o diagnóstico e receitava os remédios. A história da farmácia de manipulação começa nesse período.
De acordo com o International Journal Pharmaceutical Compounding, a farmácia de manipulação era a farmácia. Os remédios eram manipulados de acordo com dosagens especificadas pelos médicos em suas receitas. Isso começou a mudar no século XX. Nesse período a indústria farmacêutica começou produzir remédios com dosagens específicas, diminuindo a necessidade da manipulação dos medicamentos.
A farmácia de manipulação atualmente é importante para a produção de remédios específicos como cremes para alergias, ácidos para a pele e outros medicamentos que são receitados de acordo com a necessidade de cada paciente. Isso acontece porque alguns médicos receitam fórmulas específicas para cada tipo de necessidade dos pacientes. Um dermatologista, dificilmente, vai receitar a mesma dosagem de ácido retinoico (composto usado para melhorar o aspecto das manchas na pele, diminuir oleosidade e problemas de acne) para duas pessoas, pois cada pele é diferente da outra.
Curiosidades
Para exercer a profissão de farmacêutico no Brasil é necessário ter concluído o curso universitário de farmácia e estar inscrito no Conselho Regional de Farmácia referente ao estado de atuação.
No Brasil é comemorado no dia 20 de janeiro por tradição o Dia do Farmacêutico. Esta data é alusiva à fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF) em 20 de janeiro de 1916 e que é comemorada desde 1942, mas que só foi oficializada em 2007 com a publicação da Resolução no. 460 de 23.03.2007 do Conselho Federal de Farmácia.
Fonte de pesquisa:
http://compoundingtoday.com/WhitePapers/doc/O_QUE_VOCE_SABE_SOBRE_FARMACIA_DE_MANIPULACAO.pdf