Descrição de cargos e salários
Fiscalizam a guarda do patrimônio e exercem a observação de fábricas, armazéns, residências, estacionamentos, edifícios públicos, privados e outros estabelecimentos, inclusive comerciais, percorrendo-os sistematicamente e inspecionando suas dependências,previnir perdas,evitar incêndios e acidentes, entrada de pessoas estranhas e outras anormalidades; controlam fluxo de pessoas, identificando, orientando e encaminhando-as para os lugares desejados; recebem hóspedes em hotéis; acompanham pessoas e mercadorias; fazem manutenções simples nos locais de trabalho.
Condições gerais de exercício
Trabalham em edifícios residênciais, comerciais e industriais, hotéis, locais de diversão. Podem ser empregados de locadoras de mão-de-obra, podendo fazer rodízio nas ocupações de porteiro de edifício, de locais de diversão e vigia.
Formação e experiência
O acesso a essas ocupações requer ensino fundamental ou médio. Os hotéis e as empresas de vigilância oferecem treinamentos ou recrutam os trabalhadores no mercado de trabalho e em instituições de formação profissional. A(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos, nos termos do artigo 429 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5. 598/2005.
Competências Pessoais
1
Demonstrar educação
2
Manter a postura
3
Demonstrar atenção
4
Manter o auto controle
5
Demonstrar capacidade de organizar-se
6
Ter capacidade de tomar decisões
7
Trabalhar em equipe
8
Demonstrar prestatividade
9
Demonstrar capacidade de administrar próprio tempo
10
Demonstrar capacidade de ser desinibido
11
Demonstrar fluência verbal
12
Demonstrar capacidade de lidar com o público
13
Demonstrar flexibilidade