Problemas da educação
Dá-se grande importância para pesquisas cientificas que buscam a cura de doenças como o câncer e a aids; a matemática assume grande importância por ser questão de vestibular, o direito visa formar advogados, temos a engenharia, fisioterapia, estudos técnicos e que formam capacitar para exercer profissões . Diante disso não é raro que alguém indague: " Para que estudar filosofia se não vou precisar dela na minha vida profissional?".
É exaltante esse o problema que cerca a filosofia, enquanto a matemática, física, biologia trabalham com problemas consensuais resolvidos, a filosofia não todos os seus problemas consensuais resolvidos.
De acordo com essa linha de pensamento a filosofia seria mesmo "inútil", já que não serve para nenhuma aleração imediata de ordem prática, pois ela trata de questões como o livre arbítrio, existência de DEUS, fundamentos da ética, natureza ou arte. Mas esses assuntos não entram num consenso, pois acaba sendo tratados através do pensamento de cada filosofia, e cada um expõe a sua "verdade".
Mas é um erro dizer que não há resultados para as questões filosóficas, pois cada opinião defendida é um resultado da filosofia, mas não resultados substanciais, aceito na generalidade dos filósofos, pois cada um apresenta a sua idade relação s questões apresentadas.
Então há resultados consensuais em filosofia, mas não são de ordem prática, pois consiste em resultados negativos ou transversais, pois a filosofia trabalha dessa maneira, o papel dela é questiona, é totalmente especulativa e por ser assim é que se encontra dificuldade em inseri-la como disciplina nas instituições de ensino.
Ao explicar a filosofia como disciplina, acaba se ensinando história da filosofia, sociologia, psicologia e apresentando o pensamento de cada filosofo, pois as outras disciplinas são postas diante dos estudantes com resultados prontos, e para ser aceita a filosofia é importante dessa