Descongelamento De Alimentos
FACULDADE DE SAÚDE IBITURUNA FASI
GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO
HIGIENE E SEGURANÇA DE ALIMENTOS
“TÉCNICAS BÁSICAS DE DESCONGELAMENTO DE ALIMENTOS” vMaria T. R. Araújo, Mariana S. Rodrigues, Mariane A. Martins, Miriam G. de Souza, Paella J. F. Souza, Priscila R. Soares, Rayane C. R. Pereira, Rejane D. de Oliveira, Rejane M. C. Borges , acadêmicos do 3º período de Nutrição. e-mail: 1periodonutricaofasi@gmail.com
Todo alimento a ser congelado deve ser fresco, limpo e de boa qualidade. O congelamento deve ser providenciado logo após a compra dos produtos. Os alimentos que serão congelados prontos devem ser levemente temperados e cozidos apenas pelo tempo mínimo necessário - o congelamento tende a acentuar os temperos e amaciar os alimentos.Esfriar rapidamente os alimentos após o cozimento ou fervura é indispensável para a manutenção de suas propriedades.
Para evitar a perda de umidade dos alimentos, é essencial que os mesmos sejam embalados com material a prova d'água; durante o empacotamento,os alimentos já embalados devem permanecer no refrigerador até que todos possam ser colocados de uma só vez no freezer.
Os alimentos só devem ser retirados do freezer imediatamente antes de sua utilização, podendo ser consumidos até 24 horas após o descongelamento (frutos do mar até 12 horas). Uma vez descongelado, o alimento não pode voltar ao freezer, exceto no caso de um produto cru que venha a ser transformado em prato pronto.A embalagem ideal é aquela que não permite que o alimento entre em contato com o ar frio e seco do freezer, evita a passagem de aroma, não se rasga facilmente, resiste à gordura, adere ao alimento antes do congelamento e solta-se com facilidade do produto congelado.
Para alimento sólidos, recomenda –se o uso de: - Sacos de Polietileno Incolor (atóxico), novos ou isentos de resíduos. Após a colocação dos alimentos, o ar é retirado com o auxílio de um canudo ou mini-bomba especial, fechando-se a abertura com arame