SOX
Introdução 3
1 ENRON 4
2 A QUEDA 5
3 Lei - “sabanes-oxley” 6
3.1 Como é composta a Lei SOX 7
4 Conclusão 9
5 Referências Bibliográficas 10
Introdução
Visando mostrar parte das experiências e conhecimentos adquiridos durante o curso de Administração de Empresas e Negócios, foi elaborado este artigo, com o intuito de proporcionar ao leitor, uma ideia da importância da ética no meio corporativo e os impactos que a falta dela pode acarretar.
Sabe-se que no meio corporativo, a principal atividade é apresentar excelentes resultados, porém, o exemplo que será exposto, retrata a ruína de uma empresa que já foi considerada umas das maiores do mundo. Os resultados considerados tão importantes, abriram espaço para desconfianças que determinou em uma das maiores fraudes apuradas dos EUA.
Após grandes preocupações e prejuízos, determina-se a criação de uma lei para evitar que, investimentos sejam perdidos e investidores penalizados pela falta de clareza das empresas.
Os pontos abordados na pesquisa, dará ao leitor um breve entendimento de uma fase triste da história de um país e como seus lideres agiram para dar a volta por cima e criar uma lei que hoje é tida como modelo para vários outros países, o leitor compreenderá o contexto Entre a Ética e a Lei.
1 ENRON
Fundada em 1985 a ENRON Corporation, empresa do segmento de distribuição de (energia, gás natural e comunicações), localizada em Huston, Texas, já foi considerada a 7a maior empresa do Estados Unidos da America e uma das 20 maiores no mundo. No ano 2000 empregava cerca de 21.000 funcionários e atingiu o faturamento de $ 101 bilhões de dolares, nessa época suas ações valiam $ 86,00 dolares e os acionistas conseguiam um retorno anual de 89% de seus investimentos, o valor de mercado da empresa ultrapassava US$ 60 bilhões, o que significa 70 vezes o lucro e seis vezes o valor contábil
A Enron estava envolvida por volta de 40 países, destacando-se as atividades desenvolvidas na América do Norte,