lei SOX
Este trabalho acadêmico tem como objetivo disseminar a cultura de controle interno e risco dentro da CAIXARS - Agência de Fomento.
Após um estudo teórico sobre os temas envolvidos e uma síntese dos pontos mais relevantes, desenvolveu-se um estudo de caso que identificou a necessidade de um trabalho para divulgar e difundir a importância que uma correta analise de crédito tem sobre a alavancagem da empresa, tendo como objetivo uma participação muito mais ativa de todos da empresa.
Será apresentada na primeira parte desse trabalho a empresa, suas características, bem como as justificativas que levaram o autor a optar por este tema para o projeto. Logo foi realizada a revisão do embasamento teórico referente ao assunto, nos vários aspectos - como Governança Corporativa e Controles Internos. Após, foi aplicado o estudo de caso na empresa.
Ao final é apresentada a conclusão, descrevendo importância do trabalho em função do envolvimento obrigatório que se efetivou por intermédio das aprovações uma vez exigidas pela lei.
Palavras-chave: Sarbanes Oxley. Coso. Basiléia I e II. Risco. Controles Internos.
1 INTRODUÇÃO
Diante da realidade financeira, marcada pela escassez de recursos e por uma cobrança cada vez maior da sociedade, é uma preocupação constante dos administradores a necessidade de obter um maior controle para os recursos que lhe cabem administrar. A necessidade de administrar e controlar os recursos com economia e eficiência nas organizações, é fundamental para a sobrevivência, tendo em vista principalmente a competitividade em que o mercado se encontra. Desta forma, a CaixaRS abriu de maneira plena suas portas para o desenvolvimento da abordagem prática em sua estrutura vislumbrando a formalidade do processo de Conclusão de Curso.
O presente trabalho inicia com o histórico geral da empresa e sua diversificação de atividades no mercado regional, missão, valores que a empresa procura cultivar, enfim, procurasse