Filosofia
Patrística foi uma filosofia cristã criada pelos teólogos Padres da Igreja, cuja característica principal consistia na associação entre o pensamento cristão e as ideias da filosofia clássica para fins evangelizadores. Segundo seus criadores, a religião é a revelação da verdade definitiva, na qual os pensadores da antiguidade nunca chegaram de fato. Escola filosófica Escolática vigora do princípio do século IX até o final do século XVI, representando o declínio da era medieval. A Escolástica é o resultado de estudos mais profundos da arte dialética, a radicalização desta prática. No começo seus ensinamentos eram disseminados nas catedrais e monastérios, posteriormente eles se estenderam às Universidades.
2 – Por que dizemos que existia conflito entre Fé e Razão durante a idade média?
É atribuído a um período medieval em que se travava um confronto entre os adeptos da religião cristã, que é a fonte da compreensão do que é o homem, qual é sua origem e qual o seu destino, sendo ele semelhante a Deus-pai. E seus adversários moralistas gregos e romanos, na tentativa de imporem seus pontos de vistas, que o Homem faz parte de uma organização natural, onde o mundo natural ou o cosmo é a fonte da lei.
3 – Que filósofos se destacaram durante a idade média e sobre o quê filosofaram?
Santo Agostinho (354-430), As confissões, A cidade de Deus. Filosofou sobre a existência de Deus, a criação do mundo e sobre a criação do homem.
Escoto Erígena (830-880), Da predestinação, Da divisão da natureza. Filosofou sobre a criação do mundo e que a nossa realidade é uma coisa distinta de Deus e da criação do mundo por ele.
Santo Anselmo (1033-1109), Monológico, A Verdade. Filosofou sobre a existência de Deus, buscando sempre a comprovação de tal assunto, ele defendia que a crença e a fé nesse Deus são a principal verdade.
Pedro Abelardo (1079-1142), Introdução a Teologia,