Departamento Comercial
Numa empresa, o Departamento Comercial é um dos órgãos mais importantes, porque ele cuida das vendas dos produtos ou serviços oferecidos pela empresa. Para isso, analisa a concorrência, faz pesquisas de mercado para conhecer o que realmente pretende o consumidor, verifica a necessidade ou não de publicidade, preocupa-se com a qualidade e aprimoramento dos bens ou serviços, também se encarrega da circulação de mercadorias, produtos e bens de dentro para fora da empresa e de fora para dentro da empresa, portanto, das vendas e das compras que ela faz. Uma empresa compra produtos com várias finalidades como matéria-prima ou peças para entrarem na fabricação de um produto final, em se tratando de empresa industrial; ou ainda produtos prontos para revenda, quando se tratar de empresa comercial.
Portanto, o objetivo do departamento comercial é a compra, a venda, o registro de entradas e saídas de dinheiro, o pagamento de fornecedores e outras dividas assumidas e o levantamento diário do seu caixa.
O departamento comercial se orienta pelo mercado, que significa identificar segmentos de atuação e respectivos nichos (significa o mercado). Significa monitorar o mercado para estar atento às tendências, oportunidades e ameaças. Portanto é orientado pelo cliente externo. E relacionamento significa estabelecer um permanente processo interativo com os seus possíveis clientes externos (meio e fim) – um verdadeiro diálogo; orientado pelo cliente externo e interno que significa treinar e motivar seus funcionários, de forma a prepará-los para antes de “vender”, informar, informar e informar, com precisão e satisfação. Isso significa dialogar e saber ouvir problemas, identificar pontos fortes e pontos fracos, e agir com intuito de gerar satisfação em seus funcionários, com base no que ouviu e observou. Significa integrar todas as áreas, visando um objetivo comum, em função das necessidades e desejos do cliente externo.
O aumento da