Logística Reversa Nas Organizações
RESUMO
Neste trabalho será apresentado conceitos teóricos referente a Logística Reversa, bem como exemplos de setores em que esse conceito é aplicado.Essa área tem crescido ultimamente em todo mundo , pelo fato de ser um diferencial perante aos concorrentes e pela existência de leis que regulamentam o retorno de materiais(insumos e resíduos) ao seu local de origem.Podemos dividi-las em duas áreas logística de pós-venda,produtos sem ou com pouco uso que voltam pra cadeia de suprimentos,e de pós-consumo, descarte e reciclagem de resíduos. A Logística Reversa controla todas as informações necessárias para o retorno de materiais ao ciclo produtivo, o que agrega valores econômicos, ecológicos, logísticos e entre outros.
INTRODUÇÃO
O ciclo dos produtos na cadeia comercial não termina após o uso e o descarte realizado pelos consumidores. Muito se fala em reciclagem, reaproveitamento dos materiais utilizados e esta questão se tornou foco no meio empresarial, estimulando a responsabilidade da empresa sobre o fim da vida de seu produto.
Na visão ecológica, as empresas pensam com seriedade em um cliente preocupado com seus descartes, sendo estes sempre vistos como uma agressão à natureza. Desta forma surge uma Logística Verde baseada nos conceitos da Logística Reversa do pós-venda e pós-consumo.
Numa visão estratégica devido a competitividade do mercado, a preocupação fica por conta do aumento da fidelidade cliente. Desta forma a empresa se responsabiliza pele troca imediata do produto, logo após a venda. Ou seja, no sentido mais amplo, Logística Reversa significa o conjunto das operações relacionadas ao reuso de produtos e materiais
PERFIL DO NOVO CONSUMIDOR
O perfil do novo consumidor é de preocupação com o meio-ambiente, pois ele tem consciência dos danos que dejetos, a falta de aterros sanitários e o constante aumento de emissões de poluentes, podem causar em um futuro próximo.
Um consumidor responsável é aquele que tem consciência de todos