Democracia e Liberismo
A colocação de barreiras ao livre-comércio ocasiona numa perda de eficiência, onde as empresas que são protegidas não são forçadas a se desenvolverem melhoras a qualidade dos produtos produzidos, para assim, competir com o mercado externo. Acrescentam outro argumento para o livre-comércio, que as indústrias de um país adepto ao liberalismo têm mais oportunidades de adquirir conhecimentos e inovações através da troca comercial.
Ao contrário do liberalismo, a democracia tem mais custos que um sistema representativo clássico, devido às suas múltiplas eleições, e da intensificação dos contatos entre eleitos e a governação. Os meios de comunicação e os poderes econômicos podem usar a sua influência para procurar condicionar a opinião e voto dos cidadãos em direções que sejam convenientes aos seus interesses. Alguns cidadãos serão mais influentes que outros, isto é, terão vantagem sobre os demais, e é ai que entra o “conflito” com o liberalismo, pois as decisões alguns que foram influenciados por um grupo pequeno, afetam outras pessoas, que por sua vez não foram influenciadas necessariamente pelas mesmas ideias, sendo elas boas ou ruins.
No liberalismo, você é responsável por você mesmo, suas atitudes te afetam única e exclusivamente. Na democracia, não há o livre mercado, o que impede o direito de escolher o melhor lugar para consumir algo, pois de modo geral, é tudo na mesma faixa de preço.
A falta do livre mercado na democracia, impede a