Democracia e Cidadania e a Constituição de 1988
As sociedades podem estar mais próximos ou mais distantes da concretização dos ideias democráticos.
Não foi por acaso que foram tão celebrados os 20 anos da constituição de 1988.Os argumentados que mais se refletiram,revelavam a visão dos direitos por ela garantidos como conjuntos da sociedade organizada,que vieram consolidando o sentido de cidadania.
O conceito de cidadania sempre esteve associado á ideia de direitos.
Todos esses direitos são garantidos porque se pressupõe uma contrapartida:o sujeito que participa da escolha dos governantes,dos processos políticos,tem,por seu lado,de cumprir certos deveres.
A constituição de 1988
A constituição de 1988 foi o coroamento do fim do regime militar,sob o qual o Brasil viveu de 1964,quando o presidente João Goulart foi deposto em 1985,quando teve início o governo Jose Sarney.
O processo que culminou na constituição de 1988 foi marcado por grande mobilizações.O ano de 1984,por exemplo,ficou na memoria Brasileira como o ano da campanha nacional pelos "Direitos Já"
Quando as ruas foram tomadas em 1984 pela campanha dos "Direitos Já" o país vinha de uma experiência de vinte anos de controle,cerceamento e falta de liberdade.
As críticas de que foi alvo a constituição de 1988 reforçam o ponto para qual sempre chamamos a atenção.
A vida escrita de um país
A constituição é a carta de um país.Estão ali descritas todos os procedimentos,regras,normas,autorizações e proibições pelas quais se guiam um estado e sua população;como se organiza o governo,como os governantes são eleitos e etc.
A constituição de 1988,amplamente celebrada vinte anos depois da sua formulação,marcou o encerramento de um longo processo politico e social e abriu o país para experiência ausentes das cartas