PARTICIPA O POL TICA DIREITOS E DEMOCRACIA
DEMOCRACIA SE APRENDE,CIDADANIA TAMBÉM
Trabalho apresentado à disciplina de Sociologia da E.E., sob a orientação do Profº
Várzea Grande – MT
Maio/2015
Sumário
INTRODUÇÃO 4
RESUMO 5
O que é uma Constituição? 5
De volta à democracia 6
Lei da Anistia: 6
Diretas Já 6
Emenda Dante De Oliveira 6
Democracia se Aprende, Cidadania Também 7
Democracia e Liberlismo 7
Florestania 7
Uma história do voto no Brasil 8
Lei da Ficha Limpa 8
Cidadãos de que classe? 9
NOTICIA 10
CRITICA Á NOTICIA 12
PONTO DE VISTA SOBRE O CAPITULO 13
BIBLIOGRAFIA 14
INTRODUÇÃO
No capítulo 19 do livro cujo tema é “Participação política, direitos e democracia” podemos observar à implantação da democracia e cidadania no Brasil e suas constituições.
À maneira como a democracia aparece dentro da sociedade, as constituições tratando da vida dentro da sociedade. Diversas constituições foram resultados de mobilizações, negociações e confrontos de idéias. A cidadania que vem trazendo a idéia de respeito entre os cidadãos, que juntamente com a democracia trazem a idéia de igualdade dentro de uma sociedade, pelo menosera o que deveria acontecer.
O capítulo trás também o assunto de liberalismo que tem a liberdade como princípio, onde segundo Norberto Bobbio, liberdade e igualdade são valores antitéticos: que é possível realizar plenamente um sem limitar o outro.
Quando falamos em cidadania pensamos imediatamente em direito e deveres que orientam a relação entre os indivíduos e a sociedade em que vivem. Mas de acordo com um movimento feito no Amapá e no Acre, a idéia de cidadania não deveria ser restrita apenas à convivência entre os humanos e sim se aliar à natureza cujo nome dado de Florestania.
A história do voto no Brasil é tão antiga quanto a chegada de Pedro Álvares Cabral; hoje sabemos que uma pessoa ao completar seus 16 anos todo brasileiro passa a ter direito de votar nas eleições municipais, estaduais e federais,por meio das