Democracia Inacabada: fracasso da segurança pública
Direito – 1º Período
ESTUDO DIRIGIDO:
“Democracia Inacabada: fracasso da segurança pública” de Alba Zaluar
(Estudos Avançados 21(61), 2007: 31 - 49)
Betim
2011
QUESTÕES:
1. Em que sentido o período da ditadura militar repercutiu sobre o modo atual de funcionamento da polícia e da justiça? Como consequência da militarização das polícias no regime militar está presente até os dias de hoje as práticas discriminatórias destes policiais em relação aos pobres, havendo violações dos direitos humanos, até mesmo diante da Constituição de 1988, que garante os direitos civis a todos, acarretando um déficit funcional não só da polícias mas também judicial, já que há uma contradição da teoria e prática dos direitos do homem, onde os pobres são privaodos de grande parte deste privilégio.
2. Para a autora, de que modo o funcionamento do sistema judicial pode ser associado à persistência de taxas elevadas de homicídios entre jovens no Brasil?
O funcionamento judicial apresenta uma ineficácia
3. Segundo a autora, porque jovens pobres se tornaram vulneráveis às consequências perversas da criminalidade? Esta vulnerabilidade ao crime, segundo a autora, deve-se: a pobreza e falta de emprego para estes jovens pobres acarretado por uma falta de treinamento profissional e postos de trabalho insuficientes; à ineficácia da Justiça no combate ao crime organizado; a urbanização em ritmo acelerado que não permite que as práticas sociais urbanas de tolerância e civilidade sejam difundidas entre os novos habitantes das cidades, e nem que os valores morais tradicionais sejam interiorizados do mesmo modo pelas novas gerações da cidade gerando uma incapacidade de lidar com os conflitos surgidos na vida urbana, caracterizado pela falta de socialização na civilidade e das artes de negociação,