ufsc cso
1) Jeremy Benthan (1748-1832),filosofo e jurista inglês desenvolve suas teorias a partir de críticas a respeito de certos aspectos da teoria de John Loke, em especial a tese dos “Direitos Naturais” e ao do “Contrato Social”. A seguir, fundamenta seu ponto de vista no chamado “Utilitarismo”. Explique a concepção teórica do autor bem como sua crítica a Locke.
2) Uma preocupação constante entre teóricos liberais do século XIX foi o que chamavam de “Tirania da Maioria”. Sobre este tema, encontram-se considerações relevantes em Alexis de Tocqueville e John Stuart Mill. Explique este assunto.
3) No século XIX os teóricos do “Utilitarismo”, Jeremy Bentham, James Mill e John
Stuart Mill fazem uma defesa do Sufrágio Universal em um período em que este não fazia parte da prática política europeia e nem mesmo britânica. Que motivos eles apresentam para defender um ponto de vista contrário à visão dominante e quais as diferenças entre eles?
4) Apresentem, em linhas gerais, as ideias básicas de alguns dos seguintes pensadores da corrente chamada “Socialismo Utópico”: Graco Babeuf, Saint
Simon, Charles Fourier, Robert Owen, Enfantin, Cabet (Icarianos), John Noyes
(Comunidade de Oneida) entre outros. (Apresente no mínimo dois)
UTILITARISMO
O utilitarismo critica os direitos naturais dos contratualistas e diz que o que deve ser garantido é a felicidade de um grupo, aonde, para que se garanta o bem da maioria, pode-se prejudicar uma minoria.
Baseia-se na ideia de utilidade: maior grau de felicidade possível de uma comunidade/de uma pessoa.
Felicidade = Soma dos prazeres – Soma dos sofrimentos
Os bens econômicos garantem o somatório de prazer ou sofrimento que um indivíduo tem e assim, da comunidade. Esse pensamento se inicia por volta de 1800 com Jeremy Bentham e James Mill.
O que é utilitarismo? ( LEMBRO QUE RESPONDO COM BASE NO QUE TENHO AQUI
ANOTADO)
É a ação que visa a felicidade da maioria, que tem a “