Jesus
© AUTOR: Pr. Welfany Nolasco Rodrigues
-Tema: SERVIÇO CRISTÃO
Êxodo 17.8-15
-Introdução: Podemos comparar a Igreja de hoje com o povo de Deus que caminhava no deserto. Tudo era motivo de reclamação: falta de água, comida, inimigos, cansaço, etc.
Não podemos pensar que somos servidos por Deus e sim que nós servimos a Ele que é o Maior.
-Ilustração: seis cegos foram convidados a conhecer um elefante. Um deles abraçou a pata do animal e disse: “Um elefante é como uma árvore”. Outro cego tocou a orelha e declarou que o animal era semelhante a uma folha de couve. Outro, por sua vez, pegou a tromba e disse que o bicho era como uma cobra. O que tocou o rabo declarou que era como um chicote; o que tocou as presas concluiu que ele uma espada, e, enfim, o que encostou na barriga alegou que o elefante era como uma rocha. Todos tocaram o animal, mas nenhum conhecia de fato o elefante todo.
Da mesma forma vemos pessoas que às vezes têm uma visão limitada da obra de Deus.
Como tenho servido a Deus?
Encontramos neste texto 3 tipos de servos de Deus: 1- MOISÉS, iniciativa, intercessão: v.9
Ele tomou a iniciativa assim que viu a necessidade. Chamou Josué para defender o povo e foi para o monte interceder. Ele viu que era preciso de gente para lutar e para orar.
Este ministério é tão importante que quando Moisés levantava a mão abençoando o povo de Deus prosperava e quando abaixava perdia(v.11).
Ao vermos problemas na Igreja precisamos agir rápido e nunca reclamar, mas abençoar sempre.
Mas Moisés se CANSAVA e precisava de ajuda para continuar de mãos erguidas. Isso mostra que quem está à frente também se cansa e precisa de apoio (v. 11).
Deus nos chama para tomar iniciativa e abençoar!
2- ARÃO e HUR ajuda e companheirismo: v.12b
Junto com Moisés estavam Arão e Hur, eles viram que Moisés estava cansado e providenciaram uma pedra para ele se sentar e também ficaram segurando as mãos de Moisés para o ajudar a abençoar o povo até o