Degredo no Brasil
OS EXCLUÍDOS DO REINO: A INQUISIÇÃO PORTUGUESA E O DEGREDO PARA O BRASIL
I. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
PIERONI, Geraldo, Os excluídos do Reino: a Inquisição portuguesa e o degredo para o Brasil Colônia. São Paulo: Universidade de Brasília, 2000, p 9-19, 23-57, 237-285.
II. BIO-BIBLIOGRAFIA:
Geraldo Pieroni é um historiador brasileiro formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (1978), fez seu mestrado na Universidade Federal da Bahia (1991), onde defendeu sua tese sobre os portugueses degredados no Brasil. É doutor pelo Institut de Recherches sur les Civillisations de L’Occident Moderne/Université Paris-Sorbonne (1996).
Atualmente é professor-pesquisador no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação e Linguagem. É coordenador de Pesquisa, Iniciação Científica e Editoração na Universidade Tuiuti do Paraná. No momento seus estudos estão concentrados nos processos comunicacionais que se manifestam em instituições e nas práticas culturais. É também especialista na história do degredo inquisitorial.
É autor de 31 artigos e 17 livros, sendo os de maior destaque: “Os excluídos do Reino” (2000), “ Vadios e Ciganos, Heréticos e Bruxas” (2000), “ De couto do pecado à vila do sal: Castro Mirim 1550-1850” (2002), “Banidos: a Inquisição e a lista dos cristãos-novos condenados a viver no Brasil” (2003).
III. EMENTA:
Nesta obra de autoria de Geraldo Pieroni é abordado um assunto fundamental para a compreensão do processo de povoamento português em solo brasileiro, o degredo. Embora este tema seja de imensa importância, pouco se sabe sobre ele.
Para a realização deste estudo o autor recorreu a fontes portuguesas, documentos e correspondências trocados entre os agentes do Santo Ofício. A exploração de mais de 26 mil processos da Inquisição portuguesa foi a principal base de estudo. Tal