Resumo de aulas
DEDC campus XIII
Relatório de seminário. História II semestre
Equipe
INTRODUÇÃO
O presente relatório é sobre as atividades decorridas durante o semestre mais concretamente seminários apresentados por colegas ,que visam a melhor compreensão do conteúdo, foi organizado em objetivo, procedimento metodológico (especificando cada um dos seminários apresentados), disciplina ,analise, considerações finais e bibliografia.
OBJETIVOS
Analisar o conteúdo trabalhado, nos seminários, decorrendo ás ultima aulas.
Procedimento Metodológico
Fazer link do texto base com o seminário apresentado, para uma melhor percepção do tema, sempre com anotações sobre que é relevante do conteúdo
I Seminário: Infância no brasil.
Textos: Rafael Chambouleyron e José Roberto Góes.
As crianças eram tidas como animais e deveriam trabalhar enquanto durasse suas forças, a estimativa de vida era de 14 anos em geral elas morriam aos 7 anos.
Os Jesuítas vieram para ensinar doutrina e modos a essas crianças acabando como seus sofrimentos, em geral as crianças nesse sentido seriam objetos de propagação da fé, pois influenciavam seus pais e as pessoas mais velhas.
Assim foi criada a escola, pois as pessoas vinham para ensinamentos e enquadramento dos costumes.
Com o passar do tempo foi se percebendo a dificuldade de evangelizar os nativos, assim implantado castigos para quem fugisse da escola, porem era evitado que os próprios jesuítas aplicassem castigos mais graves como chibatadas, ele aplicavam somente a palmatoria quando necessário.
II seminário: Degredo - aspectos socioculturais.
Textos: Janaina Amado e Elisa Maria Lopes da costa.
(seminário com ênfase no degredo feminino)
Os degredos femininos ocorriam por violação da lei ou dos costumes como “Brigas e similares, contra os costumes, contrabando, morais homicídios outros” Janaina Amado. Foram registrados 125 casos de mulheres de diferentes idades, classe social e estada civil. Com