Aula resumo
em determinado assunto, situação ou ambiente. Diversidade está ligada aos conceitos de pluralidade, multiplicidade, diferentes ângulos de visão ou de abordagem, enfim variedade. O etnocentrismo é a atitude pela qual um indivíduo ou um grupo social, passa a se considerar o sistema de referência, e passa então julgar outros indivíduos ou grupos à luz dos seus (do grupo etnocêntrico)próprios valores. O etnocentrismo cultural é quando uma cultura se toma como a referência e na condição de superior, e a partir dessa postura passa a julgar demais culturas. Relativismo cultural, em oposição ao etnocentrismo cultural, defende a validade e riqueza de se observar sistemas culturais sem julgamento; ou seja, não a julga a partir de um ponto de vista externo aos padrões e valores culturais (moralidade, práticas, crenças) dessa própria cultura que está sendo observada. Observação: os três são conceitos antropológicos.
O que seria importante estudar para a avaliação de abril/2012.
A importância da socialização. A socialização cria as qualidades que nos tornam plenamente humanos. É o processo pelo qual o indivíduo internaliza os costumes, valores, ideais; enfim, as regras sociais e culturais da sociedade (seja através da comunidade, organização formal, instituições como a família, ou grupo) a que pertence. Socialização é um processo que se dá a partir das relações indissociáveis entre individuo e sociedade.
A diferenciação entre antropologia e sociologia. Esta estuda a sociedade e aquela se concentra no estudo da cultura (no mundo dos valores culturais). ANTROPOLOGIA. (estuda o homem de uma forma mais particular, nas suas relações com a cultura, especialmente no que se refere aos costumes, à religião e à organização política). SOCIOLOGIA (estuda o homem no meio social em um sentido mais amplo, tentando compreender como se estrutura o relacionamento dos indivíduos com as sociedades e como a estrutura social