Definição de poder
O aspecto mais importante do poder é o de ser uma função de dependência. Uma pessoa só pode ter poder sobre você se ela controlar algo que você deseja.
EXEMPLO: Se você cursa a universidade graças ao dinheiro de seus pais, certamente reconhece o poder que eles têm sobre você. Você é dependente deles financeiramente. Depois que se formar, arrumar um emprego e começar a ganhar o seu dinheiro, o poder deles será reduzido significativamente.
LIDERANÇA E PODER
Os líderes utilizam o poder como meio de atingir os objetivos do grupo. Eles atingem os objetivos, e o poder é um meio de facilitar suas conquistas.
Diferença entre poder e liderança: O poder não requer a compatibilidade de objetivos, apenas a relação de dependência. A liderança, por outro lado, requer alguma congruência entre os objetivos do líder e os daqueles que são liderados.
AS BASES DO PODER
* PODER FORMAL: Posição que o indivíduo ocupa dentro da organização. * PODER COERCITIVO: É dependente do medo. A pessoa reage a esse poder por medo das consequências negativas de seu comportamento. * PODER DE RECOMPENSA: Uma pessoa se submete a vontade ou as ordens de outra, porque isso lhe trará algum benefício. * PODER LEGÍTIMO: Representa o poder que uma pessoa tem para usar e controlar os recursos da organização. * PODER DE INFORMAÇÃO: Emana do acesso e controle sobre as informações. * PODER PESSOAL: Não é preciso ter uma posição formal na organização para deter poder. É o poder que emana das características únicas de um indivíduo. Examinando três bases do poder pessoal: 1. PODER DE TALENTO: É a influência que exerce como resultado da perícia, da habilidade específica ou do conhecimento. 2. PODER DE REFERÊNCIA: Emana da admiração pelo outro e do desejo de se parecer com ele. 3. PODER CARISMÁTICO: Emana da personalidade e do estilo de uma pessoa. Consegue articular visões atraentes, corre riscos pessoais, demonstra sensibilidade pelo ambiente e