Definição de poder
O poder diz respeito à capacidade que A tem de influenciar o comportamento de B, de maneira que B aja de acordo com a vontade de A.
O poder pode não ser exigido, ele é portanto uma capacidade ou um potencial.
O aspecto mais importante do poder é o de ser uma função de dependência, quanto maior a dependência de B em relação a A, maior o poder de A nesse relacionamento.
Comparando liderança e poder
Os líderes utilizam o poder como meio de atingir os objetivos do grupo, eles atingem os objetivos, e o poder é um meio de facilitar suas conquistas.
Uma diferença é o poder não requerer a compatibilidade de objetivos, apenas a relação de dependência.
A liderança, por outro lado, requer alguma congruência entre os objetivos do líder e os daqueles que são liderados. Uma segunda diferença se relaciona a direção em que a influência é exercida. A liderança enfoca a influência descendente do líder sobre o liderado.
As Bases do Poder
Poder Formal: Baseia-se na posição que o indivíduo ocupa de dentro da organização.
Poder Coercitivo: A base do poder coercitivo é dependente do medo. A pessoa reage a esse poder por medo das consequências
Poder de Recompensa: Quando uma pessoa se submete às vontades ou às ordens de outra porque isso lhe trará algum benefício.
Poder Legitimo: Nos grupos formai s e nas organizações, o acesso mais frequente dos indivíduos a uma ou mais bases de poder provavelmente está em sua posição na estrutura, ele representa o poder que uma pessoa tem para usar e controlar os recursos da organização.
Poder de informação: Emana do acesso e do controle sobre as informações.
Poder Pessoal: Não é preciso ter uma posição formal na organização para deter o poder.
Poder de Referência: A base do poder de referência é a identificação com uma pessoa que possua recursos ou traços pessoais desejáveis, se eu admiro ou me identifico com alguém, essa pessoa pode exercer poder sobre mim porque quero agrada-la.
Poder Carismático: Na