TEORIAS ADMINISTRATIVAS E ORGANIZACIONAIS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
RELATÓRIO INTERDISCIPLINAR
Pesquisa de Mercado: Rede Moveleira em Pernambuco.
Jaboatão dos Guararapes, 2011
Diane Cabral
Eduardo Delospital
Emílio Salvi
Ivanildo José
Paulo Rogério
Rodrigo Rosa
Washington Garrutte
Pesquisa de Mercado: Rede Moveleira em Pernambuco.
Trabalho apresentado como pré-requisito para obtenção da nota do E1 da Unidade 1 referente às disciplinas: Gestão de Marketing; Gestão de Pessoas; Matemática Financeira; Economia. Da 3ª série do Curso de Administração da Faculdade dos Guararapes.
Jaboatão dos Guararapes, 2011
RESUMO
Este trabalho objetiva analisar o ramo de atividades moveleiras da região metropolitana do Recife no Estado de Pernambuco. Esta pesquisa tem o objetivo de caracterizar o mercado de móveis na região metropolitana, sobretudo avaliar as consideráveis condições de evolução das empresas no setor, focando nas bases da economia, propaganda, condições do trabalhador em relação às atividades neste ramo moveleiro.
1. INTRODUÇÃO
A indústria de móveis em Pernambuco está voltando a crescer. Após mais de duas décadas de estagnação, o aumento do consumo e a chegada de grandes fábricas do Sul estão trazendo novos ventos para o setor. Principalmente para o segmento de móveis populares, que representam 70% do mercado. O aumento anual de produção, entre 25% e 30%, não acompanha o crescimento da demanda. Já se fala em reestruturação. Aproximadamente 25 anos, o setor moveleiro pernambucano atendia boa parte do Nordeste e ainda estados de outras regiões do país. Mudaram as matérias primas, as tecnologias, e as empresas locais ficaram para trás.
O crescimento no mercado imobiliário é o responsável pelo bom momento das empresas moveleiras. A compra de imóveis novos está muito grande no Recife e na Grande Recife, destacando-se também os imóveis em reforma. De olho no