Definição de marketing para o século xxi
INDIVIDUAL
Taboão da Serra
2011
Fabiana Granada – RA 200186672 - e-mail fabiana.l.granada@gmail.com
Trabalho disciplinar de Administração Mercadológica do 6º semestre período matutino do Curso de
Administração de Empresas da
Faculdade Anhanguera.
Orientado por: Macir
Etapa 1 – Definição de Marketing para o século XXI
Passo 1 (Aluno)
As empresas estão reconhecendo que o mercado é dinâmico e se adequam as exigências dos clientes e praticando a atualização de suas forças competitivas.
O novo panorama é composto pela força da tecnologia (agilidade das informações) capaz de mudar os padrões de pensamento humano e pela força da globalização que é a integração dos mercados numa aldeia global, que estão gerando outras forças na economia como um caminho em direção a um mercado mais livre (desregulamentação) e a privatização como consequência de uma melhor gestão e mais eficiência.
Grandes empresas reconhecem o capital intelectual como um diferencial e aplicam a gestão do conhecimento como uma vantagem competitiva adotando novas práticas empresariais.
Com o consumo mais exigente e pessoas mais esclarecidas torna-se mais evidente a preocupação social e ambiental, porque aspira para uma sociedade melhor.
A responsabilidade social faz parte da nova realidade das empresas e deve envolver consumidores, funcionários, fornecedores e acionistas.
A tendência as preocupações ambientais e sociais tornam os produtos mais caros e com as mudanças, o mundo tende a consumidores dispostos a comprar tais produtos.
Em função disto, as empresas estão se adequando a esta nova realidade, que deve ser explícita, pois novos padrões de qualidade tem como consequência a confiança do consumidor.
Os custos são altos, mas deve haver um planejamento gerado para longo prazo, forçando uma nova visão de negócio.