Governança corporativa apae-es
Esta pesquisa tem por objetivo verificar através da Web site, com aplicação de questionário semi-estruturado se a organização filantrópica Apae-ES, possui a transparência de práticas de governança corporativa em seu portal virtual. Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE-ES), Web site: http://www.apaees.org.br/.
2 HISTÓRICO
De acordo com as informações obtidas na web site da organização, a associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), começou no Brasil em 1954 a partir da iniciativa de norte-americana Beatrice Bemis. Quando chegou ao país, ela percebeu a carência de associações que defendessem essa causa, que tradicionalmente era bastante difundida nos Estados Unidos.
Em 1962, havia 16 Apaes no Brasil. Nesse mesmo ano, 12 representantes do movimento se reuniram em São Paulo para articular as idéias sobre o trabalho realizado. Desse encontro, nasceu a Federação Nacional das Apaes (FEAPAES), em 10 de novembro do mesmo ano. Ao firmar sua sede em Brasília, a federação adotou como símbolo a figura de uma flor ladeada por duas mãos em perfil, desniveladas, uma em posição de amparo e a outra de proteção. Com o passar dos anos, o movimento apaeano se consolidou cada vez mais no território nacional. O Movimento Apaeno começou no Estado na década 60, quando funcionava na capital o Instituto Educacional do Espírito Santo (Inedes), que prestava atendimento a crianças excepcionais. Na ocasião, o Espírito Santo possuía 16 Apaes. Hoje há 40 Apaes em todo o Estado. Em 1997, a federação passou a funcionar em sede própria. A Feapaes é uma sociedade civil, filantrópica, de caráter educacional, cultural, assistencial, de saúde, de estudo e pesquisa, desportivo e outros, sem fins lucrativos, com duração indeterminada, congregando, como filiadas, as Apaes e outras entidades análogas.Atualmente, as Apaes do Espírito Santo, estão instaladas em 40 municípios, atendem à 7.000 usuários e empregam, direta e indiretamente cerca de