Definição de estratégia
Existem situações de rotina em que a própria organização define e determina os passos para a tomada de decisão, não exigindo dos envolvidos um esforço muito grande para a solução de problemas. Em outras situações, os líderes empresariais estão às voltas com problemas que não são frequentes na rotina de sua empresa e, portanto, necessitam de um grau de risco muito maior. Essas distinções entre as situações classificam as decisões como programadas e não programadas ou decisões tomadas em condições de certeza, risco e incerteza.
Na empresa onde trabalho cada dependência tem uma alçada decisória e determinada autonomia em suas decisões. As decisões programadas são as rotineiras e repetitivas. Estas já estão previstas e estão normatizadas no sistema de empresa, como por exemplo, compra de materiais administrativos ou decisões relacionadas ao aspecto negocial. Quando a decisão foge da alçada da dependência, esta fica a cargo da dependência superior a qual esta vinculada.
As decisões não programadas são aquelas que tratam de problemas incomuns ou peculiares. Estas são tomadas por setores específicos responsáveis pela origem do problema. Uma decisão de concessão de crédito, acima do limite de alçada da dependência, por exemplo, é de reponsabilidade de um departamento específico. Caso este também não tenha alçada para deferir ou indeferir a operação, a decisão cabe à respectiva diretoria. As alçadas decisórias são estabelecidas e cada dependência têm acesso às suas alçadas e