Estratégia definição
1. Eficiência operacional não é estratégia
A eficiência operacional e a estratégia são ambas essenciais ao desempenho excelente que é, afinal, o objetivo principal de qualquer empresa. Mas ambas funcionam de maneiras diferentes. A diferença entre as empresas em termos de custos ou preços advem do conjunto de atividades necessárias à criação, produção, venda e entrega dos seus produtos ou serviços . Os custos são gerados pelo exercício de atividades, e as vantagens de custo surgem de desempenho dessas atividades de forma mais eficiente do que a concorrência. As atividades são os fatores-chave da vantagem competitiva.
Por outro lado a eficiência operacional significa exercer atividades semelhantes melhor do que os rivais. Inclui todo o tipo de práticas que permitem a uma empresa utilizar, da melhor forma, os seus recursos, por exemplo, reduzindo os defeitos dos produtos ou desenvolvendo produtos melhor com mais rapidez.
Algumas empresas conseguem obter mais dos seus recursos, pois eliminam os esforços redundantes, empregam tecnologias mais avançadas, motivam melhores os funcionários ou possuem mais competências para gerir uma atividade particular ou um conjunto de atividades. Tais diferenças na eficiência operacional explicam as diferenças de rentabilidade entre empresas