DEFINIÇÃO DE ESPAÇO PÚBLICO
Por definição, espaço público é aquele que é de uso comum e posse coletiva (pertence ao poder público). Existem os que são totalmente livres e os que, mesmo públicos, possuem uma certa restrição ao acesso.
Dentre os livres, destacam-se quatro categorias:
1. Espaços de circulação (como uma rua ou uma praça);
2. Espaços de lazer e recreação (como um parque, playground, pista de skate)
3. Espaços de contemplação (um jardim público, um monumento)
4. Espaços de preservação e conservação (uma reserva ecológica, um prédio tombado)
Dentre os com restrição de acesso, estão os que demandam horários de entrada e saída, traje, regras de conduta, porém continuam sendo de acesso a todos. Por exemplo: igrejas, museus, hospitais, bibliotecas, edifícios públicos, etc.
Nos espaços públicos livres, o direito de ir e vir é total e garantido a todos, sem qualquer tipo de diferenciação, exceto quando uma autoridade pública ou seu representante restringe esse acesso visando a segurança e a convivência de todos em harmonia.
Biblioteca Municipal de Piracicaba
Identificação: Endereço: Rua Saldanha Marinho, 333 – Centro – Piracicaba – SP
História da Biblioteca Municipal de Piracicaba
Parte da vida Piracicabana há 71 anos, a Biblioteca Pública criada em 02 de maio de 1939, pelo prefeito Ricardo Ferraz de Arruda Pinto, foi a primeira de todo o interior do Estado de São Paulo. Sua Instalação foi numa sala da Câmara Municipal, onde ficou apenas um ano. A partir daí, nunca mais teve endereço fixo. Veja por onde ela andou: 1940 a 1945 – Instalada à Rua Governador Pedro de Toledo, hoje Clube Cristovão Colombo. 1945 a 1952 – Instalada no Teatro Santo Estevão. 1952 a 1965 – Instalada à Rua Voluntários de Piracicaba, hoje Colégio João Wesley. Na década de 1950, o Professor João Chiarini, elabora o projeto-lei para implantação da Biblioteca Infantil o qual é vetado pelo Prefeito. A Biblioteca infantil foi montada em uma sala, com livros existentes no