Um espaço Multimodal no bairro da Ribeira-Natal/RN - Metodologia
.
Os métodos empregados para o desenvolvimento do projeto urbanístico arquitetônico do espaço multimodal aqui proposto tiveram como referência técnicas e instrumentos operacionais elaborados para o estudo e compreensão da cidade e de sua dinâmica urbana, em especial do seu sistema de circulação e do caráter de centralidade da área de estudo. Essas técnicas, pertinentes ao campo teórico e prático do planejamento e projeto urbanos, resulta numa análise capaz de subsidiar a atividade projetual em si.
Nesse caminho, a metodologia adotada partiu do trabalho de Ferdinando de Moura Rodrigues (1986), na publicação intitulada “Desenho Urbano, cabeça, campo e prancheta”. O autor contempla o papel do arquiteto urbanista na elaboração de “projetos de organização física”, dando “respostas concretas” aos conflitos urbanos emergentes. Como fatores compositivos desses projetos, indica o dimensionamento a partir da demanda de uso e da composição criativa da arquitetura urbana. (RODRIGUES, 1986, p.14,15) Nessa concepção, sugere o desenvolvimento do planejamento e projeto urbanos a partir da identificação dos conflitos, problemas e demandas que permeiam as relações sociais e físicas do cotidiano do ambiente urbano. Portanto, a elaboração de um “diagnóstico”, a partir de uma interação com grupos sociais e coleta de indicadores físicos, culturais e etc, torna-se o ponto de partida para o exercício dos projetos urbanísticos. (IBID, 1986, p.15)
No âmbito da “coleta de indicadores físicos” apontada por RODRIGUES (1986) e considerando as especificidades da área de estudo, podemos inferir, entre outros, os estudos de Morfologia Urbana, cujas diretrizes para elaboração encontra referência no trabalho de DEL RIO (1990). O autor, apoiando-se nos estudos de vários autores e, principalmente, nos de Aldo Rossi (1966), evidencia a análise da forma urbana a partir da compreensão dos elementos que a configuram, com ênfase