projeto
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES SOBRE T.F.G
LINHAS TEMÁTICAS: PATRIMÔNIO CULTURAL E ARQUITETÔNICO
INTERVENÇÃO ARQUITETÔNICA EM ESCALA URBANA
OBJETO ARQUITETÔNICO
1. CONCEITUAÇÃO DO TEMA: (o que?) Situar o dentro de uma realidade determinada, analisar as diversas inter-relações (econômicas, sociais, políticas, culturais, técnicas históricas, ambientais, espaciais) que o tema mantém com esta realidade. Deve estar sintetizada a percepção de um problema especifico, dentro de um contexto geral. Portanto, o resultado desse trabalho de reflexão deve levar à delimitação do objeto de estudo e maior explicação do enfoque a ser dado.
2. PESQUISA TEMÁTICA: Estudo de casos, interpretação, aprofundamento, precedentes arquitetônicos/ análises tipológicas/ analogias: Arquitetos, obras conceitos relacionados a temas. 3. DEFINIÇÃO DO PROGRAMA: Definição da população alvo, organização das atividades com equipamentos e mobiliário; definição das vinculações funcionais/ espaciais, fluxogramas.
4. ESCOLHA E JUSTIFICATIVA DO TERRENO: Levantamento e análise da área em estudo, contextualização urbana, impactos urbanos e ambientais e reconhecimento do sítio.
Identificação e compreensão dos elementos característicos do espaço reconhecido como objeto da intervenção a ser desenvolvida. As informações coletadas nas visitas a campo devem ser consolidadas em registros referentes ao ambiente em estudo: fotografias, croquis, relatos, estudos de insolação, ventilação, mapas, etc. Os dados referentes ao espaço analisado estão abaixo elencados conforme escalas de leitura:
A CIDADE: questionar a pertinência do tema frente a uma realidade social e cultural da arquitetura e urbanismo da Amazônia e relacionar a temática em desenvolvimento à Problemática arquitetônica/ urbanística de Manaus.
CIDADE X BAIRRO: avaliar a relação da área em estudo (zona, bairro) quanto à localização na cidade,