DEFINIÇÃO DE CUSTOS E DESPESAS
Custos são os gastos que a empresa realiza com o objetivo de por o seu produto final para ser comercializado, com a fabricação, para revendê-lo, ou o para cumprir com o seu serviço contratado.
Estes gastos que uma empresa tem são os custos, que podem ser fixos e variáveis. Custos são sacrifícios monetários que devem ser feitos quando uma pessoa física ou jurídica quer alcançar um objetivo. E para não ter problemas o indicado é sempre quando começar um negócio ter o capital de giro, assim se ocorrerem imprevistos ou precisar investir na empresa, você terá recursos financeiros, sem precisar recorrer a empréstimos bancários.
1.1 CUSTO E DESPESA
Custo é todo gasto relativo a empresa: matéria prima (MP), mão de obra (MO) e Gastos Gerais de Fabricação (GGF) - inclui depreciação, energia elétrica, manutenção, materiais de escritório, entre outros.
O Custo divide-se em Direto e Indireto:
Direto : Está ligado diretamente a cada tipo de bem ou função de custo. É aquele que pode ser atribuído (ou identificado) direto a um produto, linha de produto, centro de custo ou departamento.
Exemplo:
-Mão de obra direta
-Serviços subcontratados e aplicados diretamente nos produtos ou serviços.
Indireto: É o custo que não se pode apropriar diretamente a cada tipo de bem ou função de custo no momento de sua ocorrência.
Pode ser entendido, como aquele custo que não pode ser atribuído (ou identificado) diretamente a um produto, linha de produto, centro de custo ou departamento. Necessita de taxas/critérios de rateio ou parâmetros para atribuição ao objeto custeado.
Exemplo:
Materiais empregados nas atividades auxiliares de produção, ou cujo relacionamento com o produto é irrelevante. São eles: graxas e lubrificantes, lixas etc.
1.2 CUSTOS FIXOS E CUSTOS VARIAVEIS
CUSTOS FIXOS
Os custos fixos quase não se alteram dentro de uma empresa, ou seja, os valores são “fixos” não importando os recursos que