Receitas, perdas e ganhos
FACIC – Faculdade de Ciências Contábeis
Teoria da Contabilidade – Profª Lara
RECEITAS, DESPESAS, GANHOS E PERDAS
Andressa Esteves
Luana Mendonça
Vânia Martins da Silva
Introdução
Receitas, Despesas, Perdas e Ganhos é um dos capítulos mais importantes da contabilidade, juntamente com Princípios Contábeis e Ativo, sem prejuízo dos demais.
As questões pertinentes as receitas e despesas são de interesse direto dos usuários das demonstrações contábeis por afetarem a apuração do resultado do exercício. Geralmente a apuração do exercício é a medida de desempenho da entidade ou é base de outras medidas, como o retorno do investimento. A receita e a despesa, conceitualmente falando, estão subordinadas aos elementos patrimoniais, em especial ao ativo e passivo. O estudo das receitas e despesas torna-se importante inclusive pelo fato de que o usuário da informação contábil dedica uma atenção especial ao valor do lucro líquido obtido pela entidade.
Não podemos falar de Receitas e Despesas sem trazer à memória os Princípios Fundamentais da Contabilidade, quais sejam o da Realização e o do Confronto entre Despesas e Receitas. Ambas estão intimamente ligadas. Não se aufere uma Receita sem que antes haja sacrificado algum bem patrimonial.
A obtenção da Receita está ligada à produção de bens e serviços num determinado período de tempo. Já, os Ganhos e Perdas podem ser definidos como resultados de transformações não relacionados com as operações normais de uma empresa.
RECEITA
Natureza e definições da Receita
As definições de Receita têm-se fixado mais nos aspectos de quando reconhecer a receita e em que montante do que na caracterização de sua natureza. Portanto, algumas definições usualmente encontradas de Receitas referem-se a seu efeito sobre o patrimônio ou ativo líquido, e outras fazem referência expressas a entrega de bens e serviços ao cliente.