Educação física
FACULDADE SANTO AGOSTINHO – FSA
DISCIPLINA: BIOESTATÍSTICA
PROFESSOR: Ms. GILBERTO DE ARAÚJO COSTA
ATIVIDADE COMPLEMENTAR: SÉRIES ESTATÍSTICAS
The - Março 2012
DANILLO CARDEAL TAVARES DA SILVA
RÔMULO DE ARAÚJO SOUSA
ATIVIDADE COMPLEMENTAR: SÉRIES ESTATÍSTICAS
Atividade realizada para a complementação de carga horária da disciplina de Bioestatística do curso Bacharelado em Educação Física. Prof.º Ms. Gilberto de Araújo Costa.
The - Março 2012
SUMÁRIO
1. Introdução4
2. Séries Homógrada5
2.1. Série Temporal 5
2.2. Série Geográfica 6
2.3.Série Específica 7
2.4.Série Mista ou Composta8
3. Série Heterógrada 9
4. Conclusão10
5. Referência11
Introdução
Ao colher dados em uma pesquisa, se faz necessário para uma melhor compreensão que estes sejam apresentados em gráficos e tabelas, distribuídos e ordenados para uma visualização mais rápida, fácil e clara dos fenômenos.
A série estatística tem a finalidade de contribuir para proporcionar uma visão mais sintética do fenômeno. Podem ser diferenciadas pela época, local ou fenômeno. Divide-se em série homógrada (temporal, geográfica e especifica) e heterógrada (distribuição de freqüência).
Séries Homógrada
Aquela em que a variável descrita apresenta variação discreta. Podem ser do tipo: série temporal, série geográfica, série específica e série Mista ou Composta.
Série Temporal - Cronológica, Histórica, Evolutiva ou de Marcha, identifica-se pelo caráter variável do fator cronológico (ÉPOCA). Os outros dois fatores permanecem constantes.
Série Geográfica - Apresenta como caráter variável o fator geográfico (local) permanecendo fixos os fatores, época e fenômeno.
Série Específica - Apresenta como caráter variável o fenômeno, o fato que é descrito. A época, o local são elementos fixos.
Série Mista ou Composta - o conjunto de dados observado sob condições de variação de dois ou mais dos fatores – tempo, local e espécie do