Receitas, Despesas, Ganhos, Perdas, PB e DRE
O Patrimônio Líquido é avaliado pela diferença entre Ativo e Passivo.
Forma de apurar resultados
Avalia-se, ou no fundo, efetua-se o inventário patrimonial em duas datas distintas, e pela diferença entre os dois estados de riqueza líquida, calcula-se a variação ocorrida no período.
É possível obter uma pequena melhoria se, no Patrimônio Líquido, além das contas de capital, colocar-se uma conta de resultados acumulados. A diferença entre os saldos desta conta seria o resultado do período.
Limitações deste Método
Neste período, não se teria condições de avaliar o desempenho da empresa.
Esses cálculos acabam resultando na averiguação das causas que fizeram com que agora a empresa se sentia na época do balanço inicial.
A melhor definição de Lucro
É apresentada por Hicks, onde afirma que: “lucro é o que podemos consumir durante uma semana” (ou um mês, ou ano etc.) e sentir-nos ‘tão bem’ no final como nos sentíamos no início.
Limite dos Dividendos
O sentir-se “tão bem como” significa que o máximo de lucro que se pode distribuir é o montante que mesmo distribuído, não diminui a potencialidade do Patrimônio (e da entidade) em continuar operando e gerando fluxos líquidos positivos de lucros (e, no final, de caixa).
Porém esta definição não nos diz muito sobre as causas que alteraram o Patrimônio Líquido ou que geraram resultados.
As Receitas: Conceituação e mensuração
IASB 5
A Receita pode ser definida, de acordo com o estudo de IASB, como “o acréscimo de benefícios econômicos durante o período contábil na forma de entrada de ativos ou decréscimos de exigibilidade e que redunda num acréscimo, do Patrimônio Líquido, outro que não é relacionado ajustes de capital...”
Operacional e não operacional
Uma receita (é um fluxo de produtos ou serviços durante um certo período contábil é o resultante, direto (no caso de ser operacional como vendas) ou indireto (no caso de receitas não operacionais como juros derivantes de manutenção de