Atps contabilidade
Introdução 2
Definição de lucro 2
Perdas e despesas. 2
Receitas 2
Ganhos 3
Aspectos gerais das terminologias da DRE 3
Ativo e custo 3
Despesas versus perda 4
Despesas com vendas 4
Despesas financeiras 4
Despesas Gerais e Administrativas 5
Outras despesas Operacionais 5
Despesas não-operacionais 5
Custo 5
Quadro Comparativo: Custo X Despesas 6
Divergência entre custo e despesa 6
Conclusão 6
Referencia Bibliográfica 7
Introdução
Para que se faça o planejamento de custos de modo correto é necessário compreender alguns outros conceitos fundamentais para avaliar a viabilidade de seu empreendimento. Dentre estes conceitos, temos que conhecer bem a definição de lucros, preços e tempo de retorno.
Definição de lucro
A própria definição clássica de lucro, apresentada por hicks, afirma que: lucro é o que podemos consumir durante uma semana (ou um mês, ou ano etc.) e sentir-nos tão bem no final como sentíamos no inicio.
O sentir-se “tão bem como” significa que o maximo de lucro que se pode distribuir é o montante, que, uma vez distribuído, não diminui a potencilidade do patrimônio (e da entidade) em continuar operando e gerando fluxos líquidos positivos de lucros (e, no final, de caixa).
Em outras palavras, é um conceito de manutenção de patrimônio. Como vai ser mensurada essa manutenção é outro problema. Pode-se manter o pode aquisitivo médio geral do patrimônio, pode-se manter o patrimônio físico etc., mas será sempre um conceito de manutenção.
Agora, a definição de Hicks, no fundo, também é derivante de uma visão estática comparada. Não nos diz muito sobre as causas que alteram o Patrimônio Liquido ou que geraram um resultado. Aos economistas que aceitassem tal definição restria o problema análogo ao dos contadores, qual seja o de dar nomes, identificar e mensurar cada componente aumentativo (receitas) e diminutivos (despesas).
Prejuízo é perda que a empresa não