Deficiencia: surdez
Estudo de texto – “Marcas surdas: escola, família, associação, comunidade e universidade constituindo cultura e diferença surda”.
Eu não entendia o que falavam ao redor...
...é sempre dependente de alguém que esteja ao seu lado.
Minha mãe pensou: “E agora? Como vai ser a vida dela, a educação, o convívio com os amigos ...
... escola regular. O meu convívio com as crianças ouvintes não era fácil, não me conseguia fazer ser entendida pelos colegas... As mães das crianças ouvintes não aceitavam, a discriminação era imensa...
... comunidade surda As pessoas surdas que vivem na casa com a família ouvinte se comunicam muito pouco durante a semana.
Em casa, os surdos que moram com família ouvinte, se não tem comunicação, como pode desenvolver a Língua de Sinais? Cultura Surda? Identidade Surda?
... custava em entender a educação de surdos, pois pensava que o oralismo podia me ajudar, mas na verdade não é. Agora com as devidas explicações ela compreendeu.
...mãe... descobriu a existência de uma associação de surdos e me levou lá ...
O ter contato com a comunidade surda, o meu mundo abriu-se as portas... Quando comecei a usar a língua de sinais, comecei a ser outra pessoa, comecei a conhecer o mundo.
Saía de casa pelo prazer de estar com surdos....
Esta atitude foi decisiva para que eu me aceitasse com identidade surda, o que antes não fazia. Diante de ouvintes, eu tinha vergonha de dizer que era surda, de mostrar que era diferente. Quando passei a me sentir surda pela convivência com outras crianças também surdas, achei aquilo natural para mim.
Os recortes acima mostram a situação do surdo quando ele não convive com a comunidade surda. As famílias sentem-se inseguras por não saber o que fazer. E o surdo fica cada vez mais dependente do ouvinte, que mesmo sendo familiar nã presta atenção na angústia do surdo para se fazer ouvir. A agressividade, apatia, a introversão e depressão que surgem em seu