Surdez x deficiência auditiva
Débora Galego Mazaia RA: 111256100
Gustavo Ferreira Alves: RA: 111328225
Maria Suza de Souza Silva RA: 111438730
ATPS: Libras
São Paulo
2012
Passo: 1
Surdez x Deficiência Auditiva
Segundo o professor Neivaldo A. Zovico coordenador de acessibilidade pelo FENEIS, também surdo, afirma que ambos os termos são considerados adequados, o que existe é uma diferença cultural sobre os dois termos, o termo surdo é usado por aqueles que já nasceram surdos para tanto não consideram ser portadores de nenhuma deficiência pois ser surdo é uma situação a qual sempre foram submetidas, natural. Contudo as pessoas que não nasceram surdos mais devido a algum acidente ou decorrente de alguma doença perderam a audição utilizam-se do termo hoje conhecido como deficiência auditiva.
Algumas outras caracterizações de um termo para o outro são que basicamente pessoas que se denominam surdos são usuários de libras, se mobilizam a respeito de movimentos em pro da cultura da comunidade surda, preferem se comunicar com o mundo dominante (ouvintes) a seu próprio modo, como por exemplo preferem assistir a filmes e a TV por legendas, usam telefones específicos para surdos, sinalizadores luminosos para campainha, telefone e etc., painéis eletrônicos e não gostam de ser chamados de deficiente auditivo.
E para os que se denominam deficiente auditivo os mesmo tendem a não se utilizar da linguagem de Libras, se mobilizam em pro de aparelhos auditivos, encaram o mundo dominante (ouvinte) com mais flexibilidade e interação, normalmente tem um conforto linguístico oral-auditivo muito melhor e prefere ser denominado de deficiente auditivo.
Todas essas caracterizações não são irrefutáveis, apenas orientadoras para as diferenças das denominações de surdos e deficientes auditivos e como estão organizados entre si no grupo a qual pertencem e como agem dentro de uma sociedade de predominância ouvintes.
Em conceitos gerais a surdez é empregada para aqueles em que a